O Segredo do Anel
Senta que lá vem a história...
"Certo dia, um rei mandou chamar à sua presença os homens mais sábios da corte e pediu: - Quero que vocês elaborem um ensinamento que seja útil e verdadeiro em qualquer época e situação. Esse ensinamento deve ser uma frase curta para que eu possa leva-la escondida debaixo da pedra do meu anel.. Após uma longa discussão, que durou dias e mais dias, os sábios finalmente chegaram à mensagem perfeita. Eles escreveram a frase num pedaço de papel e a entregaram ao rei. Porém, eles tinham uma condição: - Majestade, o senhor só deve ler esta frase num momento de extremo perigo, quando achar que tudo está perdido. Ou então num momento de máxima felicidade, quando achar que tudo está perfeito. O soberano agradeceu e, sem ler o que estava escrito, colocou o pedacinho de papel debaixo da pedra de seu anel. Porém, para sua infelicidade, a hora de perigo logo chegou. O reino de perigo foi invadido de surpresa por uma tropa de bárbaros sanguinários, e o rei só teve tempo de montar em seu cavalo e fugir em direção à floresta. Só que a situação ficou ainda pior. No desespero da fuga, ele tomou o caminho errado e acabou diante de um imenso precipício. Pronto, não havia mais saída: ele não tinha como ir pra frente, e, lá atrás, os inimigos já vinham em seu encalço. Nesse momento, achando que tudo estava perdido, ele se lembrou do anel e leu a mensagem: - Isso também vai passar.
E foi como se, naquele instante, uma brisa de calma e tranquilidade soprasse de todos os cantos em volta do rei. A única coisa que ele senti era uma profunda paz, tanto que ainda demorou um bom tempo para notar que os perseguidores haviam perdido seu rastro. Com as esperanças renovadas, ele guardou o papelzinho de volta no anel e pegou o caminho para reunir-se com seus homens. Então, após reagrupar seu exército, derrotou os invasores e foi recebido de forma triunfal por toda a população. Entretanto, na celebração da vitória, o soberano teria outra surpresa. Ele já estava todo orgulhoso, achando que era o rei dos reis, que tudo estava perfeito, quando, de repente, lembrou-se de que deveria ler a frase que guardara no anel também num momento de máxima felicidade. E então ele leu: - Isso também vai passar. Nesse instante, todo o orgulho e toda a vaidade sumiram, restando apenas a paz que ele sentira antes." Essa história pertence a um livro de contos infantis chamado "O Segredo do Anel e outros contos do bem-viver" que comprei para meus filhos, mas que fui profundamente capturada ao ler pela primeira vez, e, desde então, sempre que posso, encaixo os contos deste livro nos eventos que participo. E foi justamente isso que fiz agora. "O Conto do Anel" é mágico pra mim! Utilizei esse conto em uma das minhas reuniões de desenvolvimento de equipe e alguns dias depois, em função de um problema de saúde, acabei tendo que me internar no hospital. O que foi que ouvi das pessoas? "Isso também vai passar!"
E todos tinham razão. Tudo passou. E sempre é bom lembrar, que assim como o bilhete do anel do rei, sendo bom ou sendo ruim, de um jeito ou de outro, vai passar.
Comentários
Postar um comentário