Espelho, espelho meu...

Imagem relacionada 
Viktor Frankl foi um médico psiquiatra austríaco que nasceu em Viena em 1905. Em 1942, Viktor, já exercendo a psiquiatria, foi capturado pelos nazistas junto com sua família. Seus pais foram assassinados e ele foi separado da esposa Tilly*1, de quem só tornaria ter notícias na década de 90, pouco antes de morrer vítima de um ataque cardíaco.
 Foi em Auschwitz que ele começou a formular sua teoria sobre o sentido da vida. Frankl acreditava que "quem tem um porquê enfrenta qualquer como", ou seja, em função de um propósito se pode enfrentar qualquer situação. No caso dele, uma situação extrema: níveis elevados de tortura, fome e frio (seu "como"), para que um dia pudesse reencontrar Tilly (seu "porquê"). Seu propósito.
Assim  nasceu a Logoterapia, uma terapia baseada na busca do indivíduo pelo sentido da sua vida. Ou seja, cada um de nós é responsável por si e o sentido da nossa existência mora no AUTOCONHECIMENTO.

 
Simples assim! #SóQueNão 
Então vamos lá! A chave para nossa existência e todas as questões que nos dizem respeitos mora dentro de nós. Temos que entender, de uma vez por todas, que somos responsáveis pela maioria absoluta das situações que acontecem nas nossas vidas. É claro que dificilmente admitimos que temos essa responsabilidade quando o que resulta dessas ações é algo indesejável. E isso não quer dizer que sejamos pessoas ruins ou dissimuladas, mas que nossa mente se vale de artimanhas protetivas (dissonância cognitiva*2)  nos autojustificando, negando ou mentindo para nós mesmos. Sabe quando "entendemos algo do jeito que nos bem atende"? 
Assim, nossa mente nos leva a creditar em muitas coisas, sejam elas verdadeiras ou não (existem as falsas memórias, ou as mentiras que são repetidas tantas vezes que popularmente se diz que "se tornam verdade"). Mas é imprescindível que você saiba com quem está lidando (no caso, com você mesmo).
Sun Tzu escreveu na Arte da Guerra:
- Se você conhece a si mesmo e ao seu inimigo, nunca perderá a guerra;
- Se você se conhece, mas não conhece seu inimigo, tem 50% de chance de vender a guerra; 
- Se você não conhece seu inimigo e nem a si mesmo, então perderá sempre. 
Trata-se de autoconhecimento. Se você se conhece, no mínimo, terá as mesmas chances do seu oponente, mas se você não se conhecer estará sempre em desvantagem. 
A quem interessar possa, segue abaixo um exercício de autoconhecimento. É simples, mas não é fácil. Fique à vontade.
 Exercício Proposto (AUTOCONHECIMENTO)



1 - Fique alguns minutos em silêncio em frente ao espelho;
2 - Repare nos detalhes do seu rosto. Sem julgamentos, apenas preste atenção na sua imagem refletida. Use o tempo que precisar;
3 - Depois de alguns minutos, ainda olhando para sua imagem refletida, relembre brevemente qual a trajetória que te trouxe até esse momento. Cada um tem sua história. Pense na sua;
4 - Agradeça à imagem no espelho por toda trajetória que te trouxe até esse momento, mesmo que tenha sido difícil ou doloroso. Em seguida deixe seu passado ir. Tudo que você viveu até esse momento deve ficar gentilmente guardado no passado;
 5 - Agora olhe bem nos seus olhos: quem é você hoje? Você se sente feliz? O que te dói?
6 - Continue olhando nos seus olhos e tome uma decisão. Pode ser algo simples, mas se comprometa com você.
Obs.: Se dê uma semana para concretizar essa decisão ou ter dado um primeiro passo nessa direção;
7 - Agora repita as seguintes frases (HO'OPONOPONO*3):
"Sinto muito 
Me perdoa 
Eu te amo
Eu sou grato" 
8 - Feche os olhos e respire profundamente 5 vezes.
9 - Abra os olhos, agradeça pela sua vida e retome sua rotina atento ao que te cerca.
Acredite e, sempre que possível, olhe gentilmente para você no espelho. 


*1: Tilly, esposa de Viktor Frankl, foi captura pelos nazistas e morta em um campo de concentração. Frankl só soube de sua morte nos anos 90. Ele passou a vida toda procurando por ela.
*2: Dissonância Cognitiva: artimanhas, excentricidades da psique humana. Cognições contraditórias produzem pensamentos que reduzem o conflito entre as cognições. 
*3: HO'OPONOPONO: é uma oração Havaiana que você pede à uma Força Superior, seja sua crença qual for, para limpar e purificar a origem dos problemas que esteja enfrentando. Ho'oponopono quer dizer "tornar correto".
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Segredo do Anel

O que você vê?

A Chifrada da Búfala